A Câmara Jovem de Pederneiras foi um projeto do atual vice-prefeito Solana, elaborado em 2010 e executado no mesmo ano. A Escola SESI de Pederneiras participa desde o primeiro ano e já elegeu quatro representantes, inclusive neste ano letivo (2013), sendo eles: Letícia Gomes (2010), Gabriel Vaccaro Canelada (2011), Sthefany Lacerda (2012) e João Pedro Barros Ribeiro (2013).
Com aproximadamente 400 alunos dos 6ºs anos do ensino fundamental ao 3º ano do colegial que compõem o eleitorado da escola, a eleição para vereador mirim se mostra uma oportunidade rara para estes alunos exercitarem práticas políticas democráticas com as quais terão que lidar obrigatoriamente a partir dos 18 anos, ou por iniciativa própria já aos 16 anos. Via de regra, todos os candidatos devem estar cursando o 9º ano e, em nossa escola, são elegíveis dois alunos de cada uma das três salas desta faixa de escolaridade. Para tanto, uma eleição prévia "intrasala" foi realizada para a escolha dos candidatos e, posteriormente, eles foram organizados em partidos através dos quais os membros ajudam com a publicidade política.
Neste ano, 2013, as eleições foram realizadas no dia 09/09 (quarta-feira) após um comício, realizado no dia 07/09 (segunda-feira), onde todos os candidatos apresentaram para toda a escola seus projetos de melhoria da cidadade. Como exemplo da seriedade da Câmara Jovem podemos mencionar a faixa de pedestre e a passarela que se encontram em frente a nossa escola cuja iniciativa foi do vereador mirim, em exercício no ano de 2011, Gabriel Vaccaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário